sábado, 30 de agosto de 2008

O Retorno de Lorde Almôndego 2

Saudações, caros leitores fantasmas!
É com pesar que declaro que minha ausência pode ser justificada com o argumento de que não tenho me interessado muito em escrever.Ou, melhor dizendo, não tinha até algum tempo atrás.
Amigos, romanos, compatriotas, dedico esta postagem a minha ex-colega Mariana, que de certa forma me inspirou a prosseguir com as divulgações de meus ideais neste local.
Desde a última postagem, muita coisa se passou.Mas não quero entrar em detalhes sobre isto.Gostaria de lhes dar uma notícia no mínimo gratificante; logo a manchete já chama a atenção: "Estudantes australianas podem 'colar' com iPod".Calma, não é isso que você está pensando.Quer dizer, é exatamente isto que você está pensando.A escola de ensino médio para garotas da Presbyterian Ladies' College, em Sydney, está realmente reinventando o sistema de testes escolares.Claro que isto só será possível caso a idéia seja aceita no mundo.Bom, segundo Deirdre Colenan, idealizadora do projeto, "Elas não precisam memorizar toda a informação. Atualmente o que elas precisam ser capazes de fazer é utilizar os meios disponíveis para obtê-la e serem capazes de checar sua confiabilidade."
Estou plenamente de acordo com esta idéia.A rápida e estrondosa evolução da tecnologia contemporânea é incontestável.Então, para que os alunos de alguma escola deveriam passar noites estudando (não estou exagerando, uma amiga minha faz isso direto) para tentar memorizar informações que podem ser acessadas a qualquer momento?Até onde eu saiba, a escola prepara o jovem para o "mundo lá fora", e com a tecnologia atual, quaisquer informações com respeito ao que é estudado no ensino médio podem ser encontradas através de uma maneira rápida e precisa, que chamamos de buscar na internet.Tendo em vista que a escola supostamente prepara os jovens para este mundo, podemos concluir que é desnecessário investir horas em estudos se quando for preciso a informação pode ser obtida rapidamente.
Todavia, vem a questão da aquisição do conhecimento.Seria possível adquirir conhecimento sem realmente estudar?Algumas olhadas rápidas em algum website seriam o suficiente para alguém de fato aprender?Bom, isso só o tempo nos dirá...mas se nos mantivermos presos aos antigos hábitos e costumes da sociedade, jamais haverá uma revolução na maneira de como o jovem vê a escola(principalmente pelo ensino público).
Fugindo um pouco do assunto, e exemplificando a frase anteriormente citada, no Japão, o uso do console Nintendo DS aumentou em 40% o rendimento dos alunos em uma sala de aula.É a boa e nova atração pela tecnologia.Pois com base neste fato, eu vos digo, a tecnologia pode revolucionar o sistema letivo global e até mesmo renovar a mente dos jovens.

4 comentários:

BruniLda disse...

Eu acho errado esse pensamento! Sinceramente, eu prefiro passar o dia e a noite estudando, do que ficar olhando na hora da prova! Faz com que meu conhecimento dure muitooo mais!

Beijos Lorde!

BruniLda disse...

Fiquei com medo do espírito! UHSAHUASUHAHUSUASHUHSAUHAS

berman disse...

otimo texto! esperarei por mais!

Unknown disse...

Que bom que vc voltou!!
Estava ansiosa por seu retorno
sucesso é o que terás expressan do suas opiniões.