sábado, 11 de julho de 2009

Eu escolho urbanização. E você ?

Um amigo meu teve que fazer um trabalho de religião, pela internet.Era um tipo de questionário.Então ele me enviou um documento com algumas perguntas, que eu achei interessante, e as respondi.Mas tenho a nítida impressão de que ele deve ter percebido que nas respostas eu talvez possa ter ultrapassado um pouquinho o limite de três linhas.
Uma pergunta dizia o seguinte:
1-Qual religião você pertence e quantas vezes você freqüenta a igreja em média?
Não pertenço a nenhuma religião, tampouco frequento igrejas .
2-O que você considera que mais afasta a pessoa da religião?

A. racionalismo científico moderno
B. capitalismo
C. Industrializaçao
D. urbanizaçao
E. meios de comunicaçao


Eu acredito que o que afasta mais as pessoas da religião é a urbanização , porque esse processo além de tornar urbanos os costumes rurais, torna sua cultura também.A vida nos grandes centros urbanos é muito corrida, e embora sempre tenha gente nas igrejas, muitas pessoas não tem tempo de frequentar uma igreja que lhe agrade.Porque eu penso que não basta simplesmente ir numa igreja todos os domingos e ficar ouvindo o padre falando e depois voltar pra casa com a falsa sensação de estar cumprindo seu papel como fiel; é necessária uma satisfação pessoal da pessoa para com a igreja.Ainda mais nos dias de hoje, em que tem tanta igreja tirando dinheiro do povo.
Em contrapartida, temos o ambiente rural.Lá, as pessoas tem mais tempo, as cidades são menores, não tem trânsito de helicóptero e tudo o mais.Por convenção, a maioria das pessoas começa a frequentar a igreja logo cedo, e realmente aprendem alguma coisa de lá, e começam desde crianças a gostar de ir à igreja.E é exatamente isso que faz a diferença na hora de ver o motivo de tanta gente deixando a religião de lado, o gostar ou não de ir à igreja.
Agora, uma das alternativas para responder essa pergunta era a E-meios de comunicação.Eu também acho que essa alternativa seria uma boa resposta, já que tem até missa pela internet.Para gostar de ir à igreja, é preciso tempo.Por isso é bom ir desde cedinho, você adquire o hábito e passa a gostar disso.As pessoas estão começando a ir pra igrejas muito tarde, e nesse tempo já passam a ter uma definição maior do que lhes agrada.O que você acha que um garoto de 10 anos preferiria : ir pra igreja, onde ainda se preserva toda uma espécie de conduta ritualística (fazer o sinal da cruz ao entrar, comportar-se, falar baixo), ou então ficar em casa jogando Hallo 3 em seu X-Box 360 comendo salgadinho ? Porque, a meu ver, de nada vale você frequetar uma igreja contra sua vontade.Só vai te afastar ainda mais disso.
A internet também é outra responsável indiretamente pela redução do número de fiéis(principalmente católicos) nas igrejas.Tentamos negar isso, mas adquirimos um vício pela rede.Até porque, é esse o mundo alternativo onde podemos ser quem não somos, e isso realmente atrai muito mais as pessoas do que se imagina.Imagine como eram as coisas 40 anos atrás, quando essa progressão geométrica da globalização começou.Todos tinham mais tempo pra fazer tudo, podia-se sair do trabalho e ir beber uma com os amigos no bar, dava pra ir em eventos mais facilmente,fazer uma serenata, ficar conversando com os amigos na rua, sem se preocupar em voltar pra casa pra falar com quem mora do outro lado do país, e quem você nem saberia da existência caso a internet não estivesse aí.
Mas eu escolhi a urbanização como principal fator do afastamento das pessoas da religião, porque sem a urbanização, não existiria esse avanço monstruoso de tecnologia e liberdade de expressão, essenciais para tirar do alto o poder a igreja, muitas vezes usado realmente para fins leais, outras vezes não.
Por isso eu acho que a urbanização, a internet e o X-Box 360 afastam as pessoas das igrejas, mas também permite que elas tenham uma gama maior de opções caso queiram começar a frequentar uma, pois eles nos dão o benefício da escolha .

2 comentários:

Cachorro Louco disse...

André : Quando se fala em igreja ,ainda se pensa na católica ,que realmente ande de cadeiras vazias por vários motivos que não cabe aqui discutir.Acredito que todas as alternativas indicadas por seu amigo influenciam a ausência das pessoas nos bancos das igrejas
Mas como você mesmo disse ,se a pessoa se acostumar desde pequena a ir a uma igreja ,ela fará isto por toda a sua vida .Creio que esta seria a resposta certa , o costume de orar e frequentar uma igreja é vital para a permanencia dos fiéis .
Não só na igreja católica ,mas também nas girejas presbiterianas ,metodistas ,batistas e outras isto é fundamental .Abraços

Stela disse...

Eu concordo com o que ele disse aí em cima! -q